O Banco do Brasil informou que recebeu, na terça-feira (13), autorização do Federal Reserv (Fed, o banco central norte-americano) para operar uma instituição financeira plena nos Estados Unidos. O pedido havia sido feito há cerca de um ano. O BB está esperando concluir as negociações para adquirir um banco na maior economia do mundo.

Segundo nota do BB, isso vai permitir que exerça atividades bancárias no território norte-americano nas mesmas condições inerentes aos bancos locais, além de oferecer atendimento a trabalhadores e empresas brasileiros. A intenção é aproveitar a oportunidade gerada pela crise, que reduziu o preço de venda dessas companhias.

O plano é atender regiões com grande concentração de brasileiros, como Nova York, Nova Jersey, Boston e Florida. Há 1,4 milhão de brasileiros vivendo nos EUA, país com maior concentração de brasileiros no exterior. Com a compra, há a expectativa em atender também trabalhadores de outros países latinos, principalmente sul-americanos, repetindo o sucesso obtido no Japão. No país asiático, o BB conta com sete agências e 140 mil contas, sendo que aproximadamente 15% delas são de trabalhadores latinos, como os peruanos.

A permissão do Fed para a compra foi muito comemorada pela diretoria do banco federal, pois até o momento não há registros de que o Fed tenha dado essa autorização para nenhuma outra instituição financeira estatal do mundo.

Com informações do G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor