Por Manoel Castanho (*)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) lança o Prêmio CNI de Economia, tendo por objetivo estimular a pesquisa econômica, sobretudo na área da economia industrial. Segundo o site da entidade, a iniciativa pretende ampliar a discussão sobre os caminhos para o desenvolvimento do Brasil. Podem ser inscritos trabalhos individuais ou em grupo.

Inscrições

Poderão concorrer trabalhos inéditos, não publicados na imprensa, internet, livros ou revistas técnicas. O prazo se inicia em 1º de julho e vai até 29 de agosto de 2008. Para inscrever-se, é preciso enviar, por sedex (com postagem até a data limite), o seguinte material:

a) cópia impressa do artigo;
b) disquete ou CD com o artigo em formato MS Word ou similar;
c) ficha de inscrição preenchida (disponível no site www.cni.org.br/premiocnideeconomia);
d) cópia do documento de identidade e CPF;
e) currículo atualizado. Será aceito o currículo feito no programa Lattes do CNPq.

Endereço para envio:

Prêmio CNI de ECONOMIA
Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento
Confederação Nacional da Indústria – CNI
SBN Quadra 1, Bloco C, Edifício Roberto Simonsen
CEP 70040-903
Brasília-DF

O artigo deverá ser escrito em português e ter um máximo de 50 páginas, já incluindo capa, bibliografia e anexos. A capa deverá conter o nome do prêmio, a categoria, o título do trabalho e o nome do autor(es). Além disso, o trabalho deverá ser gravado em formato MS Word ou similar e digitado com fonte Arial 12, espaço 2, em papel tamanho A4, impresso em apenas um lado e com um máximo de 25 linhas por página.

Categorias

O Prêmio CNI de Economia será concedido ao melhor trabalho em duas categorias: Economia Industrial e um tema especial, que varia a cada edição do Prêmio. Em 2008 o tema especial será Política Tributária e Competitividade. Confira os detalhes das categorias:

• Economia Industrial: Nesta categoria podem concorrer artigos na área de economia industrial, como por exemplo, estudos de caso sobre a indústria, estudos setoriais, regulação, política industrial, estrutura de mercado, estratégia da firma, microeconomia e organização industrial.

• Política Tributária e Competitividade: Nesta categoria podem concorrer artigos sobre sistema tributário, eficiência econômica e crescimento, como por exemplo, os efeitos da tributação sobre a competitividade dos produtos; sobre o crescimento e as decisões de investimento; sobre a localização das atividades produtivas e a distribuição espacial da indústria.

Julgamento

Os trabalhos serão julgados por uma Comissão Julgadora, instituída pela CNI com o apoio da ANPEC e composta por pessoas de reconhecido conhecimento da ciência econômica. O número de integrantes será ímpar e obrigatoriamente um deles será representante do corpo técnico da CNI.

Os membros da Comissão Julgadora não poderão ter parentesco até 3º grau colateral com qualquer autor de artigo apresentado no concurso. Além disso, a mesma não terá conhecimento dos autores.

Premiação

Os prêmios são de R$ 30 mil para a categoria Economia Industrial e de R$ 20 mil para a categoria Política Tributária e Competitividade. Em cada categoria poderão ser entregues até duas menções honrosas sem premiação em dinheiro, apenas com certificados.

A entrega dos prêmios acontecerá no Encontro Nacional de Economia, que será realizado de 9 a 12 de dezembro na cidade de Salvador.
________________________________________
(*) Jornalista do COFECON
manoel.castanho@cofecon.org.br
(61) 3208 1806
Fonte: CNI

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda