comércio varejista

Em junho, pelo terceiro mês consecutivo, o comércio varejista nacional registrou avanço. A alta foi de 1,2% no volume de vendas e 0,8% na receita nominal em relação a maio. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na série sem ajuste sazonal, o total do varejo apontou expansão de 3% em junho de 2017, mais intenso do que o verificado em maio (2,6%) e abril (1,7%).

Os principais destaques positivos foram os setores de móveis e eletrodomésticos (2,2%); tecidos, vestuário e calçados (5,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%). Ainda com contribuição positiva, encontram-se: combustíveis e lubrificantes (1,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%); e livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%).

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a expansão foi de 2,5% para o volume de vendas e 2,2% para a receita nominal, ambas comparadas a maio de 2017, na série com ajuste sazonal.

Em relação a junho de 2016, o avanço no volume de vendas do varejo ampliado foi de 4,4% para o volume e 3,5% para receita de vendas. No acumulado do ano, o volume de vendas registrou variação positiva de 0,3%.

Foto: Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda