Setor agropecuário foi o que mais avançou neste primeiro trimestre, com maior alta desde 1998.

A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre de 2013, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é obtido por meio da comparação com o trimestre anterior, que registrou o mesmo avanço.

Em valores correntes, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas produzidas pelo país) alcançou R$ 1,11 trilhão.

O setor que mais puxou a economia nacional no início deste ano foi o agropecuário, com avanço de 9,7% – maior alta desde o segundo trimestre de 1998, quando cresceu 13,9%.

Embora a expectativa para crescimento do PIB esteja decrescente, os economistas esperavam, para este primeiro trimestre, um resultado melhor, entre 0,8% e 1%.

No mesmo período do ano passado, o PIB havia avançado 1,9%. O valor acumulado dos quatro trimestres terminando no primeiro trimestre de 2013 alcança 1,2% na comparação com os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Na análise setorial, além do bom resultado do setor agropecuário, os serviços cresceram 0,5% e a indústria de transformação 0,3%.

O setor industrial caiu 0,3%, puxado, principalmente, pela mineração, que teve recuo de 2,1% na atividade. Também tiveram queda os setores de construção civil, eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-0,1%).

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor