As famílias brasileiras continuam otimistas em relação à situação econômica do país, informou nesta quinta-feira, 9, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

O Índice de Expectativa das Famílias passou de 63,8 pontos, em abril, para 62,9 pontos, em maio. Como o valor está entre 60 e 80 pontos, é considerado um indicador de otimismo.

“A expectativa ainda é otimista, mas vem perdendo importância e mostra uma certa correlação com as políticas macroeconômicas de combate inflação e redução do gasto”, afirmou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Na comparação com janeiro deste ano, a diminuição do indicador de expectativa foi um pouco maior: de 4,3 pontos. Em janeiro, o dado apurado foi de 67,2 pontos.

O Índice de Expectativa das Famílias começou a ser calculado pelo Ipea em agosto de 2010. A pesquisa é feita por amostragem em 3,8 mil domicílios, em 200 municípios do país.

Isabela Vieira/Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda