No final de 2008, David Neeleman, fundador da companhia aérea norte-americana JetBlue abriu no Brasil a Azul Linhas Aéreas e causou reviravolta no mercado de aviação do país. Na empresa brasileira, ele aplica os mesmos modelos de gestão que fizeram a JetBlue ser a melhor companhia aérea dos Estados Unidos.

Para se manter em um mercado competitivo, como o da aviação, Neeleman aplica três regras: tornar os funcionários felizes por trabalharem na empresa, para que se tornem “embaixadores da marca”; ser impecável em todos os contatos com os clientes, do atendimento por telefone à devolução das bagagens; e, em caso de falhas no tratamento ao cliente, reconhecer o erro e reverter a situação negativa para que o passageiro se torne fiel à marca.

No primeiro ano de operações, completados em 2009, a Azul transportou 2,2 milhões de pessoas. A empresa terá, até o final de 2010, 20 aeronaves fabricadas pela Embraer. Atualmente, a companhia opera em 17 cidades, com 15 aviões. Ao todo, são 20 rotas. Doze delas não possuem concorrência direta com nenhuma outra companhia.

Nesta quinta-feira (20), na ExpoGestão 2010, evento realizado em Joinville (SC), o empresário falou sobre competitividade. Confira neste link um podcast com Neeleman comentando o crescimento da Azul Linhas Aéreas.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda