Vendas no comércio varejista em 2014 têm o pior resultado desde 2003
Crescimento de 2,2% nas vendas do comércio varejista em 2014 bateu o recorde do ano anterior, que já tinha alcançado o pior resultado no setor desde 2003. Dados são do IBGE.

As vendas do comércio varejista de 2014 registraram queda brusca de crescimento em comparação com o ano anterior. A elevação de 2,2% é 1,9% menor que o de 2013, quando atingiu 4,3%, registrando a menor alta no setor desde 2003. Naquele ano, as vendas chegaram a cair 3,7%. Os dados são de pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo IBGE.

Nos números referentes à mudança de novembro para dezembro do ano passado o setor chegou a cair 2,6% depois de quatro meses de expansão. Em comparação com dezembro de 2013, que também teve baixa no setor, 2014 registrou uma modesta elevação de 0,3%.

A Pesquisa Mensal do Comércio, que faz parte da série histórica do IBGE desde 2000, também apontou que, sem exceção, todas as dez atividades do varejo analisadas registraram queda em dezembro, mas o pior resultado ficou com a venda de móveis e eletrodomésticos, que caiu 9,9% no período.

Segundo o instituto, a renda menor e a inflação tiveram forte influência sobre o resultado das vendas no setor varejista.

Com informações da agência Reuters e dos jornais O Globo e Estado de São Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor