Angela Amin (PP) pretende criar parque industrial em Joinville, maior cidade do estado. Foto: Divulgação.

A candidata pelo Partido Progressista (PP), Angela Amin, é quem encerra o ciclo de entrevistas com os concorrentes ao governo de Santa Catarina. Durante as últimas três semanas, Rogério Novaes (PV), Ideli Salvatti (PT) e Raimundo Colombo (DEM) foram entrevistados na série Eleições SC.

Angela começou a carreira política sendo eleita vereadora por Florianópolis em 1988. Se elegeu prefeita da capital catarinense por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004 e, desde 2007, é deputada federal por Santa Catarina.

O Economista – O que fazer para ajudar as micro e pequenas empresas a se manterem no mercado catarinense e incentivar o surgimento de outras, levando em conta que grande parte dos empregos gerados vem desse nicho?

Primeiro, deixo claro o meu grande respeito à Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa). Ela tem, sem dúvidas, uma contribuição muito grande para Joinville e para o estado de Santa Catarina, digna de ser respeitada, elogiada e de ser levada como experiência não só para o estado de Santa Catarina, mas também para o Brasil e até mesmo para fora.

Como medida para apoiar as micro e pequenas empresas que já existem e incentivar a criação de outras, vamos possibilitar a garantia da profissionalização, crédito e fundo de aval. Além disso, queremos criar uma secretaria específica para o atendimento do micro e do pequeno empresário. No caso de Joinville, especificamente, queremos honrar um compromisso ainda não atendido dos R$ 6 milhões para a construção do seu parque industrial.

O Economista – O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Nesse sentido, quais seriam as alternativas do governo estadual para diminuir essa taxa e reverter esses valores para a população? A criação de um imposto único seria a solução?

Já existe um estudo feito pela Secretaria da Fazenda que prevê a desoneração da cesta básica de produtos de higiene que é uma medida possível de ser realizada. Nós já colocamos esse documento junto ao plano de governo. Assim, dependendo do tipo de instituição, do tipo de instalação e principalmente das novas pequenas e médias empresas, nós podemos analisar a situação para que o desenvolvimento do estado de SC possa ser alavancado e facilitado pelo governo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor