Resultado positivo da produção industrial brasileira veio acima de todas as expectativas.

A produção industrial brasileira cresceu 1,8% em abril ante março, na comparação dessazonalizada (comportamentos específicos de determinados períodos do ano). A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expansão seguiu a tendência de alta do mês anterior e veio até acima das expectativas, que estavam em torno de 1%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção industrial avançou 8,4%, o melhor resultado desde agosto de 2010, quando a expansão da atividade foi de 8,6%. De janeiro a abril, o setor já registrou alta de 1,6%, mas em um ano o resultado é negativo, com queda de 1,1% devido ao fraco desempenho da indústria em 2012.

Os setores que tiveram os melhores resultados em abril foram o de veículos automotores (8,2%), máquinas e equipamentos (7,9%) e alimentos (4,8). Em contrapartida, foi registrado queda na produção de bebidas (-5,9%), material eletrônico e equipamentos de comunicação (-6,5%).

Também houve crescimento nas categorias de produtos, como bens de capital (3,2%), bens duráveis (1,1%) e bens intermediários (0,4%). Os bens semi e não duráveis tiveram alta de 0,9% por conta da melhora nos resultados da produção da indústria alimentícia.

De acordo com o IBGE, a melhora de ritmo da produção foi espalhada: dos 27 ramos pesquisados, 17 registraram crescimento.

Em março, o setor industrial também havia registrado avanço, embora menor, de 0,8%. O resultado mostrou uma reação após a queda de 2,4% em fevereiro, a maior desde 2008.

Neste mês, o resultado positivo dá um sinal de esperança para o mercado após o susto com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, de 0,6%, abaixo do esperado em todas as previsões.

Com informações da Folha de S. Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor