Captação recorde da poupança não ilustra hábito dos brasileiros. Pesquisa do Serasa mostra que poupar não é uma prática majoritária e brasileiros conhecem pouco sobre investimentos. Foto: Agência Brasil.

Pesquisa Ibope encomendada pela Serasa Experian mostra que 69% dos brasileiros não poupam, 35% preferem gastar imediatamente a guardar o dinheiro e 38% não têm o hábito de juntar o valor necessário para comprar à vista e tentar um desconto. O levantamento ainda aponta que esse comportamento não varia com a escolaridade, classe social ou renda.

O estudo, realizado no primeiro semestre deste ano em 142 cidades do país para avaliar o comportamento financeiro de pessoas com mais de 16 anos de idade, revela que a maioria da população desconhece informações básicas sobre aplicações e investimentos. Perguntados sobre quanto teriam em 12 meses se investissem R$ 100 com juros de 2% ao ano, 28% dos entrevistados erraram a resposta e 24% disseram não saber. Dos 48% que responderam R$ 102, o resultado correto, a maioria tem curso superior e renda mensal acima de dez salários mínimos.

A pesquisa ainda mostrou que 30% das pessoas têm o hábito de comprar impulsivamente e que os moradores da região Sul do país declararam ter mais controle sobre as finanças pessoais do que os habitantes das outras regiões do Brasil.

Com informações do Diário Catarinense.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor