China cancela carregamentos de soja brasileira. Falta de infraestrutura portuária motivou a decisão.

A falta de infraestrutura logística brasileira levou a chinesa Sunrise a cancelar a compra de 2 milhões de toneladas de soja do país. De acordo com o gerente de grãos e óleos da empresa, Shao Guorui, seis navios deveriam ter chegado na China com o produto em fevereiro e outros seis em março. Entretanto, a entrega foi adiada para abril, o que causaria um “enorme prejuízo” à Sunrise.

As estradas que dão acesso ao porto de Santos, responsável por um terço do escoamento de soja no Brasil, concentram uma grande fila de caminhões parados com o produto, prontos para descarregar, mas sem estrutura para isso. Como o produto não tem como chegar aos navios, eles não têm como atracar. Tal atraso motivou o cancelamento da carga de dez navios que já deveriam ter chegado ao país asiático e outros 23 que ainda deveriam ser descarregados nos portos chineses.

A Sunrise estuda compensar o corte de comércio com o Brasil adquirindo o produto da Argentina, e nega que a medida seja uma forma de pressionar para baixar o preço que, segundo a empresa, já estaria compensador. “Não adianta nada ter um preço bom se a soja não pode ser entregue. Se a situação do transporte melhorar, nós podemos reconsiderar e voltar a comprar”, declarou Shao ao jornal O Estado de S. Paulo.

Dos 8 milhões de toneladas de soja importadas pela Sunrise, 3 milhões vêm do Brasil, que é o principal exportador do produto para a China – maior consumidor mundial do produto. Em 2012, a China foi responsável por pelo menos 70% dos US$ 17,5 bilhões arrecadados com a exportação do grão.

Com informações do Estado de S. Paulo.

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