A tempestade que afeta as economias globais já acendeu a luz vermelha pra bancos e financeiras no Brasil. As empresas que atuam com o fornecimento de crédito para a aquisição de carros novos e usados vão aumentar em até 25%. De acordo com informações da Agência Estado, as concessionárias de veículos orientaram seus departamentos de vendas a finalizarem os contratos antigos, já que nessa semana chegariam as novas tabelas. A iniciativa é preventiva, já que a maioria dos bancos brasileiros possui poucos empréstimos no exterior e teriam capacidade para manter taxas mais baixas.

Mas, se você adquire o bem pensando se cabe no bolso ou no prazo, pode ficar tranqüilo. Apesar de impactar no valor final, as financeiras irão manter os prazos, que chegam a até 72 meses. Sem o crédito abundante, certamente o setor não estaria vivendo um período tão aquecido e ebulição.

Os juros baixos e os prazos longos têm alimentado o mercado de carros novos, que voltou a crescer depois de registrar queda em agosto. Até segunda-feira (dia 29), foram vendidos 252 mil veículos no mês passado. Com base em dados prévios, esse já foi o melhor setembro da história em vendas. De janeiro a agosto foram vendidos até agora 2,19 milhões de veículos, 26% a mais que no mesmo período de 2007.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda