População de classe média no Brasil cresceu. Entre eles, estão negros, nordestinos e mulheres, que estão ganhando mais.

Negros e nordestinos estão ganhando mais no Brasil. Dados do estudo Vozes do Brasil e do Data Popular apontam um crescimento de 123% da renda desse grupo de pessoas entre 2002 e 2012. É mais que o dobro do crescimento de renda da classe média que, no período, avançou 57%.

De acordo com Renato Meirelles, do Instituto Data Popular, a classe média se beneficiou com a diminuição da desigualdade. “Havia mais negros e nordestinos entre os mais pobres, e os mais pobres foram os mais impactados pelo aumento do salário mínimo e pelo acesso a empregos melhores”, aponta.

As mulheres também ganharam destaque nos números da pesquisa. Segundo o estudo, a participação das mulheres para a renda da classe C aumentou 76% ante 47% dos homens nos últimos dez anos. Também cresceu 13% a quantidade de mulheres integrantes da classe média e aumentou 59% o número de mulheres com trabalho formal, assinado em carteira.

De acordo com a pesquisa, as mulheres estão mais presentes nas decisões familiares e os próprios maridos reconhecem o poder de decisão feminino. Entre os dados, destacam-se os 85% dos homens que afirmam ser a esposa a responsável pelas compras de supermercado. Além disso, 78% dos entrevistados dizem que elas têm mais voz na decisão das viagens de férias e 72% dos homens atribuem às esposas a responsabilidade pela compra das roupas deles.

A pesquisa completa será divulgada nos dias 12 e 13 de novembro no Fórum Novo Brasil: Vozes da Classe Média Brasileira, que acontece em São Paulo.

Com informações do Portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda