Mercado financeiro prevê inflação de 8,29% para 2015
Caso a inflação de 8,29%, prevista para o fim de 2015, se concretize, o índice vai ficar acima do teto da meta e também extrapolar a projeção oficial do governo federal.

A previsão do mercado financeiro para os resultados da inflação neste ano subiu pela quarta semana consecutiva: de 8,26% para 8,29%, o que representaria um resultado bem acima do teto da meta, de 6,5% e ligeiramente acima da projeção oficial do governo, de 8,2%. Já para o IPCA de 2016, as previsões voltaram a melhorar, caindo de 5,6% para 5,51% em uma semana. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 11.

O boletim Focus, do Banco Central, é divulgado semanalmente e calculado levando-se em consideração entrevistas feitas com representantes do mercado financeiro em todo o país.

Quanto ao crescimento econômico medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), a previsão para este ano caiu ainda mais, de -1,18% para -1,20%. A projeção para 2016 permaneceu estável, com um resultado positivo previsto de 1%.

Segundo a pesquisa, a taxa básica de juros (Selic), que foi reajustada para 13,25% no último dia 30, deve subir ainda mais e fechar 2015 em 13,5%. Caso o percentual seja confirmado, será o maior nível desde o registrado ao fim de 1990, durante o governo Collor.

Com informações do portal G1 e da Folha de São Paulo.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda