Em uma pesquisa sobre inadimplência feita em setembro, cerca de 18% dos consumidores inadimplentes responderam que descontrole com os gastos foi o motivo para ficarem devedores, índice que aumentou sete pontos percentuais em relação ao mesmo mês do ano passado (11%).

Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, 10, pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Boa Vista Serviços. Em nota, a associação declara: “A facilidade de crédito resultou em maior endividamento do consumidor”. O presidente da ACSP, Rogério Amato, observa, contudo, que, nos últimos meses, os bancos e o varejo se tornaram mais seletivos na concessão de crédito, “o que deve se refletir nas próximas pesquisas”.

Outras causas da inadimplência são desemprego (que foi de 48% para 51% no período), ter sido fiador, avalista ou emprestado o nome (de 9% para 10%), queda de renda (estável em 6%), doença em família (de 6% para 4%) e alguém da família ter ficado desempregado (de 2% para 4%).

O levantamento mostra ainda que 67% dos inadimplentes têm até 35 anos — em setembro de 2010, eram 59%. A faixa que concentra o maior índice é a de 26 a 30 anos (24% do total). Já os que têm mais de 60 anos representam apenas 1%.

A pesquisa, que diz respeito ao comércio da cidade de São Paulo, foi realizada com 804 consumidores que procuram o balcão de atendimento do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Com informações do portal Folha.com

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor