O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se mostrou mais uma vez otimista com a economia do país. Em cerimônia para o lançamento de medidas de estímulo a investimentos de infraestrutura para estados e municípios nesta quarta-feira, 12, Meirelles afirmou que a pior recessão da história já foi superada e que os indicadores mais recentes provam “que temos, sim, crescimento sustentável”.

De acordo com o ministro, dados negativos, como a queda de vendas no varejo, não indicam a permanência da crise. “A recuperação nunca é uniforme, homogenia para todos os setores”, justificou. Ele atribui o otimismo à série de reformas que o governo vem fazendo, como medidas que buscam reduzir o tempo gasto com pagamento de impostos, importação e exportação.

Ele ainda defendeu o investimento em infraestrutura, tema do evento, e avaliou esse tipo de iniciativa como a “espinha dorsal da capacidade de um país crescer”. Apesar disso, reconheceu que existe falta de recursos públicos para financiar todos os investimentos necessários, mas ponderou, dizendo que, na outra ponta, há uma “abundância de recursos privados”. Por isso, ressaltou, o governo está acelerando os projetos de concessões.

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda