Primeira prévia de 2015 aponta para desaceleração na Inflação do Aluguel
O Índice Geral de Preços de Mercado, conhecido como “Inflação do Aluguel” ficou em 0,29% na primeira prévia de Janeiro. Menos que a metade da prévia para o mesmo período de dezembro. Números são da Fundação Getúlio Vargas.

A inflação do aluguel recuou para um 0,29% na primeira prévia de 2015. O IGP-M, Índice Geral de Preços de Mercado, usado como principal base para definir reajustes de contrato de locação, desacelerou em janeiro. No mesmo período de dezembro, o índice atingiu 0,63%. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou os números, a queda está relacionada à baixa inflação do atacado.

A desaceleração do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) foi ainda mais brusca. De uma alta de 0,71% na prévia de dezembro para 0,23% na prévia de janeiro. As taxas foram menores tanto no setor agropecuário quanto no industrial. De 1,22% para 0,90% e de 0,51% para – 0,02% respectivamente.

No atacado, os maiores responsáveis pela queda foram minério de ferro, leite, laranja, cana-de-açúcar e farelo de soja. No outro extremo, os itens que mais subiram nesse meio tempo foram a batata-inglesa, o feijão, a soja em grão, os ovos e o óleo combustível.

A FGV também divulgou a prévia do Índice Nacional de Custo de Construção, que foi de 0,08% em comparação com os 0,41% de dezembro. O indicador relativo aos materiais também foi menor que o mês passado, de 0,35% para 0,17%. O índice relacionado ao custo de mão de obra foi um dos únicos a permanecer sem variação, permanecendo com 0,47% de alta.

Com informações do portal G1 e do Valor Econômico.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda