A convite da alta representante da União Europeia (UE) para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, os ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco se reuniram no último domingo, 13, em um jantar informal em Bruxelas (Bélgica), para discutir os desdobramentos da vitória de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.

O encontro ocorreu na véspera da reunião do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que já estava prevista para esta segunda-feira, 14. O Conselho dos Negócios Estrangeiros é responsável pela ação externa da UE, o que inclui a política externa, a defesa e a segurança, o comércio, a cooperação para o desenvolvimento e a ajuda humanitária.

Federica Mogherini manifestou-se em seu perfil no Twitter após o resultado das eleições americanas, dizendo que a União Europeia e os Estados Unidos vão manter a cooperação. “Os laços entre UE e EUA são mais fortes que qualquer mudança política. Vamos continuar a trabalhar em conjunto, redescobrindo a força da Europa”, escreveu.

Os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também se manifestaram após a vitória de Trump, convidando-o para visitar a Europa “o mais cedo possível” e participar de cúpula entre UE e Estados Unidos. “Este encontro nos permitiria traçar o curso das nossas relações para os próximos quatro anos”, escreveram.

Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda