curso_financas_2008.jpgA Universidade possui como finalidade manter a diversidade, a pluralidade e difundir o conhecimento entre toda a sociedade. Nesse sentido, o curso de Finanças Pessoais, finalizado no último sábado (26), é um dos projetos de extensão da Univille que repercute com sucesso em todas as esferas sociais, já que as pessoas sempre buscam saber ou aprender a lidar com as contas e seus próprios rendimentos. O projeto entra no quarto ano cada vez mais requisitado, gerando multiplicadores que replicam o conhecimento principalmente em regiões carentes de Joinville.

O curso gera retorno social e muitas pessoas que passam anos se qualificando em diversas áreas encontram nele a saída para valorizar o próprio dinheiro. “O resultado social é justamente não termos a pretensão de formar gerentes em áreas financeiras, mas fazer com que a família consiga administrar as próprias contas”, destaca a coordenadora do curso e professora do departamento de Ciências Econômicas, Jani Floriano.

Os alunos da Univille também são beneficiados, já que podem praticar o que estudam em sala de aula. Ao terminar o curso, interessados e bolsistas realizam palestras previamente marcadas sobre o tema em escolas e centros comunitários.

A estudante do terceiro ano de Economia Liana Bazzi comenta que por meio do projeto aprendeu a entender mais as dificuldades das pessoas. Ela descobriu que mesmo procedimentos simples, como ir ao banco, ainda são difíceis para muitas pessoas. “O curso também me auxiliou em como administrar de maneira consciente minha própria renda”, explica Bazzi. A estudante, além de fazer o curso, também foi multiplicadora e listou que os principais itens questionados são: como comprar bem, formas de pagamentos e tarifas bancárias.

“O curso nos auxilia a e entender melhor as relações econômicas simples do cotidiano”, avalia o recém-formado no projeto e estudante de economia, Maikon Felipe da Silva. Para ele, o curso abre novas perspectivas usando o conhecimento comum das pessoas e técnicas econômicas, como por exemplo, elaborar corretamente uma lista de compras e equilibrar o orçamento.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor