esocial

Aumento do número de famílias endividadas, início dos testes da plataforma do eSocial, recorde da balança comercial e queda no volume de pedidos de recuperação judicial. Esses são os destaques que trouxemos para o nosso boletim semanal de notícias. Confira o resumo de todos esses fatos.

O sistema informatizado eSocial está disponível para testes em todo o Brasil. O objetivo é preparar o setor produtivo para o início da utilização obrigatória da plataforma, marcada para 1° de janeiro de 2018 para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. A partir de 1° de julho do ano que vem, o eSocial será obrigatório para todos os empregadores do País.

Aem ferramenta é um projeto conjunto do governo federal e será a nova forma de prestação de informações feita pelo empregador, integrando a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores.

Quando estiver totalmente implementado, o eSocial substituirá 15 prestações de informações ao governo, como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF. De acordo com o Comitê Gestor, a implantação do período de testes tem como foco a adaptação das empresas ao sistema e o aperfeiçoamento da plataforma por parte do governo federal.

Para apoiar os profissionais das empresas que terão seu acesso liberado ao ambiente de testes a partir de hoje, já está disponível no portal do eSocial o Manual para desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito.

Foto: Agência Brasil

Comentários

Saiba mais sobre e-learning