análise de crédito

Maiores bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú assinaram os documentos e oficializaram a parceria que criará a Gestora de Inteligência de Crédito. A empresa, que deve entrar em operação em 2019, chega no mercado de birô de crédito ― companhias responsáveis gerenciar informações de consumidores e fazer análise de crédito ― para concorrer com Serasa Experian, Boa Vista e SPC Brasil.

A nova companhia terá controle compartilhado e será responsável por reunir informações cadastrais e creditícias de pessoas físicas e jurídicas, o que possibilitará, segundo o governo, que controla a Caixa, o aperfeiçoamento da concessão de créditos a clientes.

O capital social da gestora será compartilhado de forma igualitária pelas cinco instituições: cada uma será responsável pela fatia de 20% do total.

“O Conselho de Administração da Companhia será composto por membros indicados pelas partes, e a sua diretoria terá dedicação exclusiva ao negócio, preservando a gestão independentemente da empresa”, informa o texto do comunicado enviado pela Caixa.

As informações que a companhia vai reunir sobre pessoas físicas e jurídicas têm o objetivo, segundo o informe, de “agregar, conciliar e tratar informações cadastrais e creditícias nos termos das normas aplicáveis”. O resultado, segundo a instituição, é aperfeiçoar processos de concessão, precificação e direcionamento de linhas de crédito, o que gera melhoria no ambiente de crédito no País a médio e longo prazo.

“A constituição da companhia reafirma nossa confiança no futuro do Brasil e do mercado de crédito, criando condições para um mercado mais sólido e sustentável”, informou a Caixa.

A expectativa dos bancos é entrar em um mercado que fatura algo em torno de R$ 3 bilhões por ano e que, segundo estimativas, pode dobrar nos próximos anos.

A criação da nova empresa foi aprovada, por maioria dos conselheiros, em novembro de 2016 pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com informações do Correio Braziliense

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda