internet industrial

Em todo o mundo, as pessoas já estão conectadas. Agora, imagine uma realidade em que as máquinas e outros objetos também consigam se comunicar. Isso não é mais uma simples ideia futurística, mas uma tendência criada com o surgimento da internet industrial, que vem cada vez mais ganhando forma. Este tema esteve no centro de um dos debates da última edição da Expogestão, realizada em maio, em Joinville, do qual participou José Rizzo Hahn Filho, presidente da Pollux Automation, que concedeu uma entrevista exclusiva ao portal O Economista.

A internet industrial, que impulsiona um movimento chamado de 4ª Revolução Industrial, tornará, segundo Hahn Filho, os processos mais inteligentes e proporcionará “resultados transformacionais.” A ideia é que existam sensores para colher os dados, um lugar para armazená-las e uma análise avançada para transformá-los em informações.

Para Hahn Filho, as mudanças vão ser tão rápidas, que grandes empresas vão ter sua posição ameaçada pelas pequenas, que são mais dinâmicas e ágeis. “Reduziu a latência de informação para que máquinas e pessoas tomem decisões mais rápidas”, destaca o presidente da Pollux Automation. Ele aponta que o exemplo clássico disso é o aplicativo Waze, que, a partir de informações geradas por smartphones, ajuda o motorista a escolher o trajeto mais eficiente e a se livrar de congestionamentos: “A tecnologia se tornou de baixo custo.”

Desafios para a implementação da internet industrial

Mas o executivo aponta que há uma série de barreiras a serem transpostas. A principal delas é em relação à mão de obra. Segundo ele, 60% dos profissionais de tecnologia da informação não estão preparados para trabalhar com uma ampla gama de dados. “O sistema educacional não está preparado para a era digital.”

Outro desafio é em relação à interoperabilidade dos softwares de diversos fabricantes. “Fazer com que eles conversem entre si terá um grande impacto nos custos dos negócios”, indica. Ele estima ainda que a economia possa superar trilhões de dólares.

Assista ao vídeo e entenda melhor como funciona a internet industrial:

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda