Arturo Nuñez, diretor de Marketing da Nike, na Expogestão 2012

Produtos, experiências e histórias. Com uma gestão baseada nesses três pilares, a Nike segue como uma das empresas mais inovadoras do mercado. De acordo com Arturo Nuñez, Diretor de Marketing para mercados emergentes da Nike USA, esses três itens são a base da relação da marca com os consumidores em países de diferentes perfis de mercado. Histórias relevantes, tecnologia em produtos e experiências que aproximem os consumidores da marca, por meio de atletas referências para o público.

Segundo Nuñez, a utilização de atletas “astros”, além de estreitar a relação da Nike com os clientes, contribui para a inovação. “A Nike existe para servir o atleta. Escutando esses atletas, a gente consegue fazer produtos inovadores, que vão ajudá-los a obter o máximo de performance”, ressalta.

O segredo para a marca estar sempre a frente, é o alto investimento em inovação. Quando perguntado sobre qual o valor desse investimento, o diretor de marketing é enfático: “muito”. A resposta sobre o que se pode esperar na Nike no futuro é parecida: “Muita tecnologia”. Para a Nike, o futuro do Branding está intimamente ligado à tecnologia e às mudanças que o mundo digital vem proporcionando. O objetivo da marca é fazer parte dessa mudança e incluir tecnologia em tudo que fazem.

A Nike e o Brasil

A Nike tem grandes planos para a realização das olimpíadas e da copa do mundo no Brasil. Segundo Nuñez, é possível que vejamos campanhas internacionais tendo como referência a cultura brasileira. “Eu gostaria que os acontecimentos no Brasil pudessem ajudar a informar o trabalho que a gente faz no mundo inteiro”.

Atualmente, entre os produtos comercializados no Brasil, 60% das roupas e 50% dos calçados são produzidos aqui. Ainda segundo Nuñez, a crise econômica mundial não teve grande efeito nas receitas da Nike, por conta da diversidade de produtos, que atendem consumidores de diferentes níveis econômicos. O diretor de marketing ainda afirma que o crescimento na economia brasileira e o progresso da classe C fortaleceram ainda mais o negócio da Nike no país.

Confira a seguir a entrevista com Arturo Nuñez, que esteve na Expogestão 2012, onde palestrou sobre “O futuro do branding”.

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