banco do brasil

Essa semana começou com a notícia de que o Banco do Brasil fará uma reorganização institucional, tomando algumas medidas, como a de fechar 402 agências. Mas esse não foi o único fato relevante dos últimos dias. O IBGE revelou que o rendimento médio real cai pela primeira vez em 11 anos, a inflação em novembro foi a maior para o período desde de 2007 e o governo divulgou que a os turistas estrangeiros gastaram mais no Brasil em 2006. O resumo de tudo isso você confere no nosso podcast.

O Banco do Brasil vai rever e redimensionar a estrutura da organização em todos os níveis: estratégico (direção geral), tático (superintendências nos estados), de apoio (órgãos regionais) e de negócios (agências). O principal objetivo, de acordo com o banco, é ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional.

A revisão da estrutura inclui o encerramento de 31 superintendências regionais, 402 agências e a transformação de outras 379 em postos de atendimento bancário. Em outubro, o BB já havia iniciado o encerramento de outras 51 agências. Em nota, a instituição afirma que a medida não afeta a presença do banco nos municípios em que já atua. Apenas com essa reorganização, a estimativa é de redução anual de R$ 750 milhões em despesas.

A estratégia de ampliação do atendimento por canais digitais prevê a abertura, ainda em 2017, de mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais, que irão se somar às 245 já existentes. Atualmente, unidades digitais já atendem a 1,3 milhão de clientes, com expectativa de chegar a 4 milhões até o final do próximo ano.

Além da ampliação do atendimento digital, a revisão das agências do BB considerou também a localização de unidades próximas entre si, incluindo dependências originadas dos antigos bancos Besc e Nossa Caixa, que foram incorporados pelo BB.

O Banco do Brasil também irá promover ajustes em órgãos regionais de apoio aos negócios que terão atividades centralizadas nacionalmente ou em outros estados, com ganho de eficiência.

Na Direção Geral, o Banco do Brasil irá encerrar 3 unidades estratégicas, com as transferências de suas funções para outras diretorias do Banco.

De acordo com o banco, a revisão da estrutura levará à redução de 9.300 vagas no quadro de pessoal. Para isso, será lançado o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada para público potencial de até 18 mil pessoas que já reúnem condições para se aposentar, com adesão totalmente voluntária.

Será concedido incentivo de desligamento correspondente ao valor de doze salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, a depender do tempo de Banco (entre 15 e 30 anos completos).

Confira nosso podcast:

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda