Dia das Mães

Ao contrário de anos anteriores, quando prevalecia a necessidade e a utilidade na compra do presente de Dia das Mães, este ano o preço passou a ser o principal fator que será considerado. Essa constatação está em uma pesquisa de comportamento do consumidor do Boa Vista SCPC, que ouviu 600 pessoas em todo o Brasil.

O atributo “preço, promoção ou desconto” registrou um crescimento de 17p.p. (pontos percentuais), passando de 26% para 43%, em comparação a 2016, seguido da “necessidade/utilidade de quem irá ganhar o presente” e da “qualidade”, com 20% das menções, respectivamente.

Em quarto lugar, os entrevistados disseram que vão levar em consideração “desejo da pessoa que irá receber o presente” (12%). Em 2016 o “preço, promoção ou desconto” ocupou a terceira posição, atrás de “desejo” e “necessidade/utilidade”. A imagem abaixo resume os dados.

A pesquisa também observou um crescimento de 6p.p. na intenção dos entrevistados em de fato comprar presentes para este Dia das Mães, na comparação com 2016. Entretanto, quase metade disse que irá gastar a mesma quantia do presente do ano passado.

O valor médio dos presentes de um ano para outro se mantém em R$ 197. No entanto, entre os que disseram que irão gastar na faixa de preço de até R$ 200, houve um aumento de 48% para 55% entre os que irão comprar itens com valores de até R$ 100.

A pesquisa ainda constatou que 32% pretendem comprar dois ou mais presentes; 92% irão presentear as mães, seguidos por 23% a sogra e 15% as esposas; e que 62% farão a compra do presente na semana da comemoração.

Outro dado apontado foi de uma mudança no local da compra. Segundo a pesquisa, 90% irão comprar em lojas físicas, e apenas 10% usarão a internet. E dos que irão comprar em lojas físicas, 41% buscarão as lojas de rua e bairro. A opção por lojas de shoppings apresentou uma queda de 13p.p (de 43% para 36%).

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