Brasileiros querem gastar menos, mas comprar a mesma quantidade de presentes que no Natal anterior.

Pelo menos metade dos brasileiros vai gastar menos que no ano passado em compras de Natal. Apesar de afirmarem ter uma condição financeira melhor e acreditarem que o cenário econômico do país é mais estável, o valor dos presentes de final de ano deve ficar entre R$ 10 e R$ 30, em média. Ano passado, a média era de R$ 50 a R$ 99. Além disso, 39% dos brasileiros devem usar o 13º para pagar dívidas (principalmente das classes C, D e E) e outros 25% (com predominância das classes A e B) vão usar o salário extra para poupança.

Os dados fazem parte da Pesquisa de Natal 2012 – Intenções e expectativas do consumidor brasileiro, realizada pela Deloitte, multinacional que presta serviços de auditoria e consultoria. As respostas foram coletadas durante o mês de novembro em todas as regiões do Brasil.

Apesar da pretensão de gastar menos com presentes, a quantidade não será afetada. De acordo com a pesquisa, a intenção média de compra é de cinco itens por consumidor. Cônjuges e filhos são os que devem receber os presentes mais caros.

O estudo detectou ainda uma importante mudança de hábito: 55% das pessoas pesquisarão mais antes de efetuar suas compras. “Este é um sinal de que [o brasileiro] vêm amadurecendo na forma de gastar e pensando mais em longo prazo. Querem também economizar e estão mudando os tipos de gastos e buscando mais informações sobre os produtos e lojas”, avalia Reynaldo Saad, sócio-líder para o atendimento às empresas do setor varejista da Deloitte.

Outra mudança de comportamento é com relação ao local da compra. Cerca de 70% dos entrevistados pretendem complementar as compras de Natal através da internet: 66% deles comprarão via sites de lojas de departamento e 39% por sites de compra coletiva. Jovens entre 18 e 29 anos são os que mais pretendem fazer compras online: 55% contra 46% na faixa de 45 a 60 anos.

Apesar disso, as lojas físicas continuam sendo o destino principal de quem quer garantir o presente de final de ano.

Além de pesquisar mais e de planejar gastos reduzidos para este Natal, o brasileiro está diversificando o uso do dinheiro. Segundo o levantamento da Deloitte, mesmo priorizando os presentes e as ceias (68% e 65% da amostra, respectivamente), os consumidores têm a intenção de investir o dinheiro também em melhorias ou reparações na moradia (55%). A faixa etária de 18 a 29 anos é que mais deve priorizar esses reparos (60%). Viagens e passeios aparecem como objetivo de 47% dos entrevistados. Os idosos somam 57% dos que mais gastarão com viagens.

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