O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) teve variação de 0,63% em julho, abaixo da variação de 0,90% registrada em junho. Com esse resultado, o índice situa-se em 4,33% no ano, acima de igual período de 2007 (2,42%). Com 6,30% no acumulado dos últimos 12 meses, também ficou acima dos 12 meses imediatamente anteriores (5,89%), de acordo com informações divulgadas pelo IBGE hoje, 24 de julho.Apesar de continuar a ser responsável pela maior parte do índice mensal, o grupo alimentação e bebidas apresentou desaceleração na taxa de aumento de preços, que passou de 2,30% em junho para 1,75% em julho. Mesmo assim, com 0,40 ponto percentual de contribuição, os produtos alimentícios foram responsáveis por 63% do IPCA-15 do mês.

Para cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados de 14 de junho a 14 de julho e comparados com aqueles vigentes de 16 de maio a 13 de junho. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA; a diferença está apenas no período de coleta dos preços.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda