Venda de veículos aumenta 13,5% em comparação ao ano passado

O mercado de automóveis melhorou em 13,5% o desempenho neste ano. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram comercializadas 195 mil unidades em junho de 2017, enquanto no mesmo mês do ano passado foram vendidos 171,8 mil veículos. Na comparação entre os primeiros semestres dos dois anos, 2017 apresentou um crescimento de 3,7%. Por outro lado, houve uma queda de 0,3% em relação aos resultados de maio.

Segundo Antonio Carlos Botelho Megale, presidente da associação, esse resultado indica que a projeção de aumento em 4% feita para as vendas deste ano deve ser cumprida. Além disso, ele destaca que a redução observada de maio para junho se deve ao fato de o sexto mês do ano ter um dia a menos, o que impacta no total de vendas.

Os dados apresentados pela Anfavea também mostram crescimento na produção de automóveis. Em junho deste ano, foram montadas 212,3 mil unidades, representando 15,1% a mais do que o total no mesmo mês do ano passado, quando foram produzidas 184 mil. Em relação a maio, observou-se uma queda de 15,5%. Naquele mês, 250,9 mil novos veículos saíram das fábricas. No primeiro semestre de 2017, foram montados 1.263.200.

De acordo com Megale, o dia de trabalho a menos em junho representa uma queda de 5,5% da produção, o que justifica o resultado de um mês para o outro. Mais um fator apontado é o fato de que duas empresas deram férias coletivas para os funcionários nesse período. Mas ele ressalta que essa medida é totalmente normal, já que algumas montadoras aproveitam o meio do ano para fazer isso.

Ele explica que o aumento das exportações e a ligeira mudança no mix de importados locais também interferiram na produção, exigindo o aumento de veículos nacionais no mercado. Para se ter uma ideia, junho de 2017 apresentou o maior número de exportações desde 2005, quando houve um recorde. Segundo a Anfavea, foram comercializadas 66.059 unidades no mercado exterior em junho, 40,9% a mais que o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a exportação foi 58,2% maior que em 2016, com 372.563 veículos vendidos no exterior. Em comparação a maio, houve queda de 9,3%.

Foto e informações: Agência Brasil

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor